sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Como Apertar os Raios da Sua Moto

Você já ouviu a frase: "Engole sapo mas se engasga com mosquito"? Pois, é! As vezes damos muita atenção aos motores e suspensões das nossas motos e esquecemos de coisa bem simples, mas não menos importantes. Segue uma técina bem legal para apertar os raios da sua moto. Depois publicaremos outros posts com dicas relacionadas. Os créditos estão no rodapé.  
Aperte sempre o terceiro raio

Levar um tempo apertando os raios da moto pode parecer algo básico que não exige nenhuma técnica, mas isso não é necessariamente verdade. A falta de aperto pode levar
a pneus furados, raios quebrados ou aros empenados. Identificar raios frouxos é uma tarefa fácil, basta uma batidinha com chave de metal em cada raio, como se estivesse afinando um instrumento musical, os que vibrarem desafinados precisam de aperto.Mas nem pense em sair apertando de um por um até o fim da folga, isso desalinharia completamente a sua roda. Nessa hora você deve seguir um esquema simples que faz toda a diferença mantendo a roda alinhada. A técnica é a seguinte: apertar todo terceiro raio mas, não mais que meia volta por vez.

Primeiro Passo: Comece apertando o raio mais próximo do bico da câmera de ar, esse será o raio número 1. A coisa mais importante que você deve se lembrar durante essa processo é apertar apenas meia volta por vez cada raio. Apentando mais que meia volta você pode acabar empenando o aro. Tome o cuidado de deixar todos com o mesmo aperto, às vezes será preciso apertar e às vez não. Além disso, é uma boa idéia manter uma mão no último raio que foi apertado, assim não se perderá durante a manutenção. 

Segundo Passo: Continue o processo apertanto cada terceiro raio. Após apertar o raio número 1 pule os raios 2 e 3 e aperte o 4. Siga esse padrão pulando dois raios e apertanto o terceiro. Assim você apertará os raios número 4, 7, 10, 13 e assim por diante.

Terceiro Passo: Enquanto você gira a roda apertando os raios, os que tinham sido pulados vão sendo apertados de forma que o aro permaneça alinhado. Isso deve ser repetido quantas voltas forem necesserárias até que todos os raios estejam apertados uniformemente. Essa é a chave para manter sua roda forte e alinhada.

Fonte: mxparts.com.br/blog - retirado do Transworld Motocross

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