sábado, 25 de dezembro de 2010

Você sabe o que é escafóide?

Pois, é! Pra quem não sabe, escafóide é um dos oito pequenos ossos do carpo que fica em nosso punho (pulso, munheca, etc). O danado desse osso é um dos piores que temos em termos de recuperação. Dura cerca de 90 dias o processo de imobilização, fora a fisioterapia. Mas porque estou escrevendo sobre isso? Porque fraturei o escafóide e estou de molho.



Como foi? Um tombo após um salto mal sucedido. Com sempre digo... As curvas te fazem ganhar a corrida e os saltos te machucam. Esse tipo de fratura é comum quando se cai com a mão espalmada no chão. Também é conhecida como fratura da cama de gato, aquele lance do futebol, fratura de boxeador, etc. 

O chato é que as tarefas do dia-a-dia ficam mais trabalhosas, como digitar este post. Além de ter que explicar repetidas vezes o que aconteceu e ainda ouvir aqueles conselhos sobre o perigo de andar de moto, etc. Então digo logo que, segundo pesquisa divulgada na revista brasileira de ortopedia, cerca de 70% dos casos de fratura de escafóide são resultado de queda da própria altura enquanto menos de 5% é de acidente de moto. Ou seja, andar a pé é bem mais perigoso em se falando de escafóide. Hehehehehehe.

Outra coisa sobre a fratura do escafóide em pilotos... Não é pra qualquer um não. Pra se ter uma idéia, cito que James Bubba Stewart, Rodrigo Lama, Roberto Montanha, além de Hebinho (Eu) fraturaram oescafóide recentemente. Coisa de fera, hein!!! Brincadeirinha.

Aproveito pra agradecer o carinho e a amizade que todos têm me dedicado. Um abraço.

2 comentários:

  1. ola eu quebrei o pulso e tive a infelicidade de quebrar o bendito escafoide, fiquei de molho com gesso por 4 meses, mesmo assim tive que passar por 2 cirurgias após e desde então minha munheca nunca masi ficvou boa, preciso de mais uma cirurgia, só que estou enrrolando pois posso perder 60% do movimento do pulso..
    Tomem cuidado quebrar escafoide é um PROBLEMÃOOOOO

    ResponderExcluir
  2. tive a infelicidade de quebra o escafóides, e não fui em um especiaista e acabei ficado com a mão dura,tenho os movimento dos dedo, mas a mão:o movimento da munheca não tenho mais, a minha mão ao gira para cima, e pouco para baixo a moral do meu comentario que procure o medico de mão especializado pois depois de um ano ainda me derão esperança para o movimento da minha mão

    ResponderExcluir