O competidor Cláudio Queiroz participa da eliminatória para ser o primeiro representante do Ceará na modalidade
No domingo, o Castelão será o palco das loucas manobras praticadas pelos atletas do Freestyle
FOTO: JOSÉ LEOMAR
Para o cearense Cláudio Queiroz, a etapa final do Night Of The Jumps 2010 - Campeonato Mundial de MotoCross Freestyle - tem uma emoção extra. Inscrito para participar da classificatória no sábado (11/12), o atleta tem a chance de competir pela primeira vez em uma prova Freestyle de nível internacional e o Ceará poderá ter o seu primeiro representante na modalidade.
A etapa Brasil do Night of The Jumps acontece no próximo dia 12 de dezembro, no Castelão, e será a grande final do Circuito Mundial, com os principais atletas internacionais da modalidade.
A expectativa do atleta é muito boa diante da possibilidade de passar pela classificatória. Há pelo menos um ano ele treina uma hora por dia, de segunda à sexta-feira, só pensando em vencer e participar da competição. Durante a prova de classificação, Cláudio Queiroz deverá apresentar, em 1 minuto e 30 segundos, entre sete a oito manobras das mais complexas.
Uma delas, a manobra em que ele fica no ar com apenas os pés no guidon da moto. O objetivo é impressionar os jurados, e com isso, conquistar a vaga para a etapa final do mundial.
Adaptação
"Para mim o grande desafio dessa prova é conseguir adaptar as manobras ao espaço da competição e as dimensões das rampas. Tenho treinado bastante para conseguir meu melhor resultado e me dedicado ao preparo físico com reforço de yoga e também musculação", explica o competidor.
Desde 1999, Cláudio Queiroz pratica MotoCross, mas foi depois de assistir as manobras consideradas malucas por alguns, numa das apresentações do Night Of The Jumps, que nasceu o interesse pela categoria Freestyle. "A partir deste evento, fui em busca de parcerias para equipar um espaço adequado onde pudesse treinar em Fortaleza e aprimorar as manobras, com o objetivo de me classificar", afirma.
O cearense diz que além do desafio de passar pela classificatória, está ansioso por participar pela primeira vez de uma competição de grande porte em sua terra natal. "A responsabilidade é ainda maior por estar em casa", finaliza.
Briga pelo topo
Ao todo, onze atletas estarão em busca do título da etapa brasileira, mas a disputa que promete muita adrenalina é pelo primeiro lugar do ranking mundial de 2010, que ainda está em aberto. Os três atletas com chances reais pelo título mundial são: o tcheco Libor Podmol (202 pontos), o francês Brice Izzo (196 pontos) e o espanhol Jose Miralles (184 pontos).
O atual líder do campeonato, o tcheco Libor Podmol, promete esquentar a disputa este ano. Ele foi o vice-campeão mundial em 2006, 2007, 2008 e em 2009 terminou a competição em terceiro lugar. Conhecido como "gato" e com estilo irreverente, Podmol tem entre suas características o carisma com o público durante a execução de suas manobras. Seus hobbies são o snow, BMX e a música.
Já o francês Brice Izzo, atual segundo colocado no ranking, não deve facilitar a vida dos adversários na disputa pelo título mundial. Ele estreou na modalidade no Night of the Jumps na França em 2008 e sua primeira vitória foi no mesmo ano, na etapa de Fortaleza. Em 2009, Brice ficou em segundo lugar em Berlim (Alemanha), Riga (Letônia) e Windhoek (Namíbia). Entre seus hobbies preferidos, estão a prática do pára-quedismo e os carrinhos de corrida.
O espanhol Jose Miralles Garcia, conhecido como "El Loco", promete uma disputa acirrada, mas também um show de manobras ousadas, que desafiam seus próprios limites. O espanhol tem o exótico hábito de colecionar partes do corpo quebradas no motocross, como o fêmur, os punhos e as clavículas. Nas horas vagas, ele se dedica ao BMX, motocross, supercross e wakeboard.
FONTE: diariodonordeste.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário