Boa para quem está aprendendo, melhor
ainda para quem já sabe. Esse é o conceito desenvolvido pela Honda na
reformulação da CRF 450R. Produzida em série desde 2002, a nova geração
da off-road japonesa recebeu diversas mudanças para oferecer uma
pilotagem mais suave para os iniciantes, mas sem esquecer da robustez
que os veteranos das pistas de terra procuram.
As mudanças já começam pelo
design. Os ângulos agudos e os tons de vermelho e branco da carenagem
continuam, mas foram redistribuídos. A nomenclatura CRF agora vem sobre
um fundo branco, que passou a ser a cor predominante na lateral da moto. O vermelho, ainda presente no assento e no paralama dianteiro, se limitou à borda das aletas que protegem o radiador.
O assento, que antes formava um
“V” com a carenagem lateral, foi substituído por um mais retangular que
segue a mesma linha da nova carenagem. Já o tanque, que era protegido totalmente, agora está mais exposto, uma vez que as placas plásticas apenas cruzam sobre ele, ao invés de cobri-lo.
Entretanto, é a rabeta que
apresenta as maiores alterações. Dos modelos anterior, ficou apenas a
cor branca do paralama traseiro. A marca voltou a utilizar duas saídas
de escapamento
– design abandonado em 2011. Mas agora os canos foram instalados mais
centralizados e ganharam um novo tipo de protetor de calor em cada um. A
peça deixou de ser uma extensão lateral da rabeta para se tornar uma
peça independente encaixada nela e está menos protuberante.
Mais agilidade
O quadro de dupla trave em alumínio também é novo e pesa cerca de 9 kg. Para o modelo 2013, os engenheiros da Honda focaram seus esforços em uma estrutura leve e com baixo centro de gravidade. Assim, a CRF 450R ficou mais ágil e oferece ao piloto mais precisão ao ser manobrada em pleno ar antes de uma curva a ser feita logo após um salto.
O quadro de dupla trave em alumínio também é novo e pesa cerca de 9 kg. Para o modelo 2013, os engenheiros da Honda focaram seus esforços em uma estrutura leve e com baixo centro de gravidade. Assim, a CRF 450R ficou mais ágil e oferece ao piloto mais precisão ao ser manobrada em pleno ar antes de uma curva a ser feita logo após um salto.
Mas o grande destaque mesmo fica
para a suspensão dianteira. Com 310 mm de curso, o garfo telescópico
invertido abandonou as molas e o óleo e passa a contar com ar comprimido
dentro dos amortecedores. O novo conjunto oferece intervalos menores no
ciclo de compressão e retorno, aumentando o tempo de contato do pneu
dianteiro com o solo, o que, segundo a Honda, melhora as respostas da
moto, principalmente nas curvas. A nova suspensão também elimina a
necessidade de nitrogênio ou outros gases para o ajuste da pré-carga.
A balança traseira também está diferente. Para otimizar a tração nas saídas de curvas o amortecedor
único – fixado por links - está 14,5 mm menor e fixado em um ponto mais
baixo do quadro. O curso da suspensão é de 315 mm e, assim como
acontece na dianteira, é totalmente ajustável.
Para novatos
Salvas algumas pequenas alterações, como o novo formato do pistão, a CRF 450R conserva o mesmo motor monocilíndrico de 449,7 cm³ - diâmetro x curso de 96 x 62,1 mm – e arrefecimento líquido. O propulsor é capaz de gerar até 52 cv a 8500 rpm e tem torque máximo de 4,8 kgf.m a 6500 rpm e mantém a partida a pedal.
Salvas algumas pequenas alterações, como o novo formato do pistão, a CRF 450R conserva o mesmo motor monocilíndrico de 449,7 cm³ - diâmetro x curso de 96 x 62,1 mm – e arrefecimento líquido. O propulsor é capaz de gerar até 52 cv a 8500 rpm e tem torque máximo de 4,8 kgf.m a 6500 rpm e mantém a partida a pedal.
No entanto, o motor foi retificado para
oferecer mais torque, o que – de acordo com a Honda – promete ser um
ganho tanto para os pilotos amadores, como para os profissionais, que
poderão andar em velocidades maiores por mais tempo. Os freios são a
disco tipo margarida nas duas rodas e têm os mesmos 240 mm de diâmetro,
sendo as pinças de pistão único no traseiro e duplo no dianteiro. Este
último teve ainda o seu protetor plástico redesenhado e agora é composto
por duas peças, o que facilita a manutenção.
O sistema de mapeamento do motor também
foi reprogramado. O objetivo, todavia, vai além de oferecer perfis
diferentes de pilotagem, mas simplificar o trabalho dos mecânicos. Para
isso, o software PGM-FI recebeu um upgrade e ganhou uma interface mais
amigável.
Outras novidades
A CRF 450R não é a única moto que a Honda renova para 2013. A CRF 250R também ganhou melhorias no motor e na suspensão, mas nada tão drástico quanto sua irmã maior, e conservou o design da última geração. Entre os modelos repaginados, a marca japonesa também aproveita o momento para mostrar um novo. Com linhas derivadas do modelo de 450cc, a CRF 110F é uma minimoto voltada para crianças de oito a onze anos que querem começar cedo no mundo das competições off-road. Por enquanto, nenhum dos três modelos tem preço ou data de chegada ao mercado definidos pela Honda.
A CRF 450R não é a única moto que a Honda renova para 2013. A CRF 250R também ganhou melhorias no motor e na suspensão, mas nada tão drástico quanto sua irmã maior, e conservou o design da última geração. Entre os modelos repaginados, a marca japonesa também aproveita o momento para mostrar um novo. Com linhas derivadas do modelo de 450cc, a CRF 110F é uma minimoto voltada para crianças de oito a onze anos que querem começar cedo no mundo das competições off-road. Por enquanto, nenhum dos três modelos tem preço ou data de chegada ao mercado definidos pela Honda.
DNA OFF-ROAD DIGITAL ESTÁ NO AR!
ResponderExcluirChegou a primeira revista de motocross, enduro, rally, freestyle 100% digital!
Agora DNA virou uma revista virtual e passa a contar com todos os recursos que essa plataforma permite.
O conteúdo passou a ser grátis! Você não precisa pagar nem se cadastrar para ter acesso às matérias. Simples e fácil, com navegação intuitiva e interativa.
Você poderá escolher o que quer ler, na hora que quiser ler e onde quiser ler. Sim, porque além de ler e ver tudo isso no seu computador, você também pode usar o seu tablet, o seu iPad ou até o seu celular smartphone, em qualquer lugar em que tiver acesso a internet por wi-fi ou pelo sinal 3G de sua operadora.
As matérias serão abastecidas no decorrer do mês, assim, na última semana entrarão as últimas reportagens, dando tempo para que você possa apreciar todo o conteúdo de cada edição.
A seção News, aberta na homepage do endereço, vai funcionar à parte, como um blog, com posts sobre os acontecimentos mais recentes do universo off-road.
Você poderá enviar seus comentários e compartilhar o conteúdo de DNA off-road por meio de redes sociais ou email. E não se esqueça de apreciar as galerias de foto e os vídeos que constam nas matérias!
Acesse: http://www.dnaoffroad.com.br
Boa leitura!