A palavra ENDURO vem do vocabulário francês e significa resistência. Foi criado como uma forma de competição dentro da modalidade "trail", e, é praticado em trilhas (caminhos/picadas). Estas trilhas podem ser constituídas de estradas abandonadas ou secundárias, estradas pavimentadas ou não.
Dessa forma, uma competição de trail ou enduro de regularidade, associa geralmente a resistência do piloto e da moto, ao longo das irregularidades de uma trilha, seguindo as orientações básicas descritas em planilha (mapa indicando o caminho) e a média de velocidade em cada trecho da competição, confeccionada pela organização da prova. Não se engane, em muitos trechos tem que acelerar pra valer para permanecer na média.
Vence a prova aquele que obtiver maior regularidade nos diversos trechos do percurso, que não pode estar adiantando e nem atrasado durante a prova. Durante o percurso da prova existem os Postos de Controle (PC’s) que registram a passagem e o horário dos pilotos.
As provas normalmente duram algumas horas, mas podem ter longos trajetos, com duração de vários dias, passando por diversas Cidades e/ou Estados. Desta forma, máquina e piloto têm que estar sempre bem preparados, em sintonia para enfrentar as dificuldades do percurso.
De acordo com o regulamento da FEMORN para a modalidade, para cada segundo de atraso em relação ao tempo ideal corresponde 1 ponto perdido e para cada segundo adiantado corresponde a 3 pontos perdidos. São tolerados 5 segundos de atraso sem perder pontos com PC. No caso do piloto passar adiantado essa tolerância não é permitida. O piloto que perder menos pontos, é considerado o vencedor da competição.
hÀ quem diga que o Enduro de Regularidade é praticado exclusivamente no Brasil. Em outros países se pratica o Enduro F.I.M., que é uma modalidade onde todo o trecho é bandeirado e não é necessária a planilha. O Enduro FIM mistura trechos de velocidade cronometrados com trechos de regularidade e deslocamentos. É notório que esta é também a modalidade mais regular no calendário de provas do RN.
O Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade possui cinco categorias: Master, Senior, Over, Junior e Novatos. Enquanto o Campeonato Norteriograndense possui apenas inco categorias: Graduados, Over 40, Junior e Novatos.
A classificação do Campeonato Potiguar pode ser acompanhada no site da FEMORN: http://www.femorn.esp.br/home/ver_noticia.php?id=265
Fonte: Moto Clube Paranaguá; FEMORN; HowStuffWorks.
Nenhum comentário:
Postar um comentário