O post é longo, mas vale a pena ler.
Após perceber (e sofrer na própria pele) que muitos pilotos começam no esporte e, por falta de informação ou orientação adequada, acabam desistindo, desperdiçando uma grana preta ou pior, se machucando gravemente, resolvemos pesquisar e divulgar algumas dicas básicas de MX / SX.
Muitas das dicas abaixo já foram divulgadas, outras nem tanto. A idéia não é ser o primeiro, mas sim, ajudar aqueles que estão iniciando no Motocross, um dos esportes de maior beleza estética e de emoção que existe. Damso crédito ao radicalnortex.com como fonte de consulta predominante para este post.
A primeira dúvida: Qual moto comprar?
Nos Estados Unidos existe uma escala de evolução com as motos. A medida que se vai evoluindo na técnica, o mesmo acontece com as motos. 60, 80, 125 2t (School Boys), 250f, 450 (alguns ainda preferem 250 2t). Reparem que os meninos da 80cc não vão direto para 250 4 tempos, ele passam a categoria 125 2t que é a “moto escola” do mx, onde se aprende realmente a andar. Lá definiram a School Boys para 125cc. Também existe vários campeonatos com 125 iniciante, 125 intermediária e 125 Pró, para os adultos e veteranos.
Nossa realidade é bem diferente, muitos de nós não tiveram a oportunidade de começar no esporte cedo. Geralmente compramos a primeira moto pelo "tamanho" que cabe no bolso e se for gostando